Fabio Proto

Perguntas Frequentes

1. Qual a importância da Perícia?

Em ações judiciais, a prova pericial tem como objetivo levar o conhecimento técnico ao juiz da causa, em relação aos fatos trazidos pelas partes litigantes, de modo a auxiliá-lo em seu livre convencimento. E o mesmo vale para as ações de natureza trabalhista.

Contar com um assistente técnico para acompanhamento de perícias judiciais é fundamental. É pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório. Ou seja, sobre o entendimento do perito nomeado pelo juiz da causa são feitos questionamentos. A existência, portanto, de conclusões diversas acerca do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida.

Assim, é muito importante que as empresas estejam preparadas financeira e tecnicamente para o enfrentamento de ações trabalhistas, contando com determinados serviços que contribuem diretamente para a redução de seu passivo trabalhista, utilizando-se da assistência técnica em perícias de processos desse tipo. O assistente técnico contratado pela empresa reclamada tem seu papel fundamentado no acompanhamento das diligências relativas à perícia e poderá ainda elaborar quesitos técnicos destinados a esclarecer os fatos e provas apresentadas, emitir seu próprio parecer e, se o caso, impugnar o laudo apresentado pelo perito do juízo, na hipótese de constatar alguma irregularidade. Ou seja, trata-se de instrumento capaz de proteger os interesses daquele empregador acionado na justiça.

2. Quais são as soluções oferecidas pela Fábio Proto Perícias?

Com o objetivo de auxiliar os departamentos jurídicos e de recursos humanos das empresas contratantes, a Fábio Proto Perícias trabalha em sinergia com escritórios de advocacia. O apoio do escritório abrange diversas etapas do processo, desde o assessoramento da tese de defesa, a elaboração dos quesitos, o acompanhamento do perito judicial (profissional nomeado pelo Meretíssimo Juízo – MM. Juízo) para avaliar e emitir parecer referente ao objeto pericial, até a apuração de insalubridade, periculosidade, doença profissional e sequela de acidente de trabalho. Além disso, quando há necessidade, os profissionais acompanham a elaboração da impugnação técnica ao laudo do perito judicial nomeado.

3. Qual é o custo médio de uma assistência técnica pericial?

Nossos preços são compatíveis com o mercado e definidos de acordo com a complexidade de cada caso, o tempo estimado para a execução dos trabalhos, os profissionais envolvidos e os custos com deslocamento. Com ética e compromisso com a qualidade, buscamos gerar economia para o cliente ao evitar o pagamento de verbas indenizatórias indevidas. Clique aqui e entre em contato para fazer um orçamento.

4. Quem são os profissionais habilitados para realizar uma perícia?

O Código de Ética Médica estabelece que o exame médico pericial é um ato médico. A perícia é responsabilidade do médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, registrados no Ministério do Trabalho. Na Fábio Proto Perícias, contamos com profissionais com especialização em Medicina Legal, Medicina Forense, Perícias Médicas, Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Pediatria, Ergonomia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Direito do Trabalho e Fisioterapia do Trabalho.

5. Quem é o assistente técnico?

O assistente técnico, médico ou engenheiro, é o profissional habilitado e qualificado para acompanhar a perícia judicial, podendo interpor seu ponto de vista, produzindo argumentos de fundo técnico-científico e legal para defender os interesses da empresa.

6. O que faz o assistente técnico?

Avaliação de documentos – antes da perícia, o assistente técnico avalia cuidadosamente toda a documentação a ser apresentada ao perito judicial, orientando a empresa sobre a relevância ou não da apresentação de determinado documento.

Subsídios para a defesa – após a avaliação dos documentos apresentados no processo, o assistente elabora um relatório com as informações ou dados relevantes, que serão utilizados para orientar os advogados na preparação da estratégia de defesa.

Elaboração de quesitos – elabora quesitos a serem respondidos pelo perito judicial. Essas perguntas, quando formuladas por um profissional específico da área, são mais técnicas, esclarecedoras e objetivas, delimitando os parâmetros a serem seguidos na perícia.

Acompanhamento da perícia técnica – o objetivo da perícia é a aferição técnica de fatos, relações ou pessoas, para definir a existência ou não do nexo de causa e efeito. No momento da perícia, o assistente técnico defenderá a empresa com suas colocações e argumentações técnicas.

Elaboração de parecer técnico – após a perícia, o assistente elabora o parecer técnico, apresentando argumentos sustentados em princípios legais, doutrinários e científicos.

Manifestação ao laudo pericial – o assistente técnico oferece aos advogados subsídios técnicos para contestar o laudo pericial, quando necessário, ou para manifestar a concordância com o laudo, quando houver conclusão favorável à contratante.

7. Qual é a importância do assistente técnico?

O assistente auxilia o perito nomeado pelo juízo a perceber as diferentes interpretações do fato para que a empresa não seja prejudicada com visões unilaterais ou que não sejam suficientemente abrangentes. O assistente técnico é contratado para ser os olhos da parte contratante.